Notícias
Mutirão de cataratas: Hospital São Pedro faz 38 cirurgias em 2024 pelo SUS/Prefeitura
Outros 100 procedimentos serão feitos nas próximas semanas, também pelo SUS
O mutirão de cataratas realizados pelo Hospital São Pedro, em parceria com o Município de Garibaldi, via Sistema Único de Saúde atendeu a 38 pacientes nestes primeiros cinquenta dias do ano. Um desafio assumido pela Instituição que prioriza a qualificação de seus procedimentos com amplo atendimento aos que buscam atenção através do sistema público, garantindo mais qualidade para suas vidas. A previsão destes atendimentos, tanto do Hospital como da Secretaria Municipal de Saúde, é que mais de 100 procedimentos sejam realizados já nas próximas semanas.
“A ação devolveu a visão e a qualidade de vida para esses pacientes que sofriam com opacidade do cristalino, popularmente conhecido como catarata”, afirmou o diretor do São Pedro – Jaime Kurmann, registrando um excelente trabalho em equipe com profissionais da área.
A realização deste Mutirão teve como coordenador da equipe médica o Dr. Marcelo Schirmer. Ele ressalta a importância para que os pacientes mantenham os cuidados médicos após a cirurgia, utilizando colírios conforme as orientações, evitando carregar peso, dentre outros cuidados.
Catarata é o nome popularmente conhecido para as cirurgias de facoemulsificação, com implante de lente intraocular (LIO) dobrável.
“O objetivo da cirurgia é devolver a visão e, consequentemente, a qualidade de vida aos pacientes que devido à opacidade do cristalino resultante da catarata, não conseguem mais enxergar com a qualidade de antes”, explica o médico.
"O Hospital São Pedro é um dos 20 Hospitais sob Gestão Plena do Estado, dentre mais de 200 Hospitais do Estado do RS que está habilitado junto ao Programa Nacional de Redução de Filas do Governo Federal. Além disso o diálogo com o Município de Garibaldi e demais Municípios, com ações conjuntas entre a entidade e a Secretaria Municipal de Saúde, tem possibilitado o crescente número de cirurgias realizadas pelo SUS" enfatiza a Gerente Assistencial do Hospital, Enfermeira Naiana Dalmaz Langon.
"Em 2023 foram 2.119 cirurgias via Sistema Único de Saúde, que poderão crescer consideravelmente a partir do momento que o novo Centro Cirúrgico ficar pronto", ressalta o Gerente Operacional Rafael Biondo.