Notícias

07/06/2024
Voltar

Mortes coletivas

     Dentre os mundos inferiores, a Terra pertence à categoria dos de expiações e provas, porque aqui existe predominância do mal sobre o bem. O homem leva uma vida cheia de aflições e dificuldades por ser ainda imperfeito, havendo para a Humanidade terrestre mais momentos de infelicidade do que de alegrias. Para que, na Terra, sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque lhe constituiriam obstáculos ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas. Serão substituídos por espíritos melhores, que irão praticar entre si, a justiça, a paz e a fraternidade.

       A geração atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá Em cada criança que nascer, em vez de um espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um espírito mais adiantado e propenso ao bem. A época atual é de transição; confundem-se os elementos duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos a partida de uma e a chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares. Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. A população da Terra regenerada não se comporá exclusivamente de espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as ideias de fraternidade e solidariedade e aptos a secundar o movimento de regeneração. Assim compreendemos que os flagelos destruidores, como a enchente que assola o nosso estado, destroem somente o corpo físico e não atingem o Espírito imortal, ativando assim o movimento de vai-e-vem entre o mundo corporal e o mundo espiritual, e por conseguinte, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados. Além disso, as grandes partidas coletivas têm como finalidade transformar mais rapidamente o espírito da massa, desembaraçando-a das más influências e dar maior ascendência às ideias novas. Muitos daqueles que partiram já cumpriram suas tarefas e não permaneceram encarnados, para não serem atingidos pelas inferioridades humanas, a que já não tinham mais necessidades. Eis, pois, a destinação imediata da Terra: planeta de regeneração. Continuando, porém, no seu progresso ininterrupto, ascenderá a planos mais altos até a perfeição a que estamos todos predestinados. Para atingirmos a maturidade evolutiva, a Espiritualidade Superior vem trabalhando para a transformação do Mundo de Provas e Expiações a que pertencemos, objetivando através da nova visão do mundo, um fim grande e sublime: o do progresso individual da alma, através da reencarnação e da evolução social indicando o caminho que conduz a esse fim, o Mundo de Regeneração, onde o mal não mais prevalecerá e seremos mais felizes pela prática do Bem.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato