Notícias
Garibaldi eleva em mais de 420% o número de castrações a animais nos últimos quatro anos
Em 2019 foram realizados 158 procedimentos. Em 2023, número saltou para 827
O Departamento do Bem-Estar Animal (DBEA) foi instituído para que o Município possa adotar medidas em prol da causa animal. Dentre as diversas ações realizadas pelo departamento estão as castrações em caninos e felinos. Nos últimos quatro anos, os procedimentos saltaram 423,4%, saindo de 158, em 2019, para 827, em 2023.
Neste ano, o departamento já contabiliza 737 castrações, realizadas até o fim de setembro. Somente nos últimos três meses, o departamento realizou 333 castrações, número três vezes maior que o registrado em todo o ano de 2019.
Pela causa
Criado em 20 de dezembro de 2023, o DBEA deu continuidade aos serviços já prestados pelo antigo Departamento de Proteção Animal (DPA). Sob a tutela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o departamento, agora reformulado, busca incentivar a guarda responsável dos animais, propor e auxiliar a realização de parcerias com empresas públicas e privadas, acompanhar ações e adotar providências contra situações de maus-tratos, além de realizar campanhas de conscientização pública sobre a adoção de animais.
Outro importante projeto em vigor no município é o “Banco de Rações e Utensílios para Animais”. A ação busca arrecadar mantimentos diversos donativos para cães e gatos, que são destinados para protetores de animais independentes; organizações não governamentais, entidades e instituições ligadas à causa animal, devidamente constituídas; e famílias inseridas em algum dos programas da Secretaria da Habitação, Trabalho e Assistência Social do município.
Para a realização das doações, além da sede da SMMA, estão disponíveis pontos de coleta nos seguintes estabelecimentos: Agropet Novo Eldorado, Agropet Alfândega, Agropet São Francisco, Agropet Flores, Agropet São Lucas, Casa das Rações Marasca, Agromais, Tripet RS Agropet e Agroveterinária Casa e Campo.
Acolhimento constante
Desde sua instituição, o DBEA opera com 34 abrigos credenciados para animais de rua; presta socorro e atendimento veterinário credenciado em casos de maus-tratos; realiza, em média, 80 castrações ao mês (2024); arrecada rações e mantimentos provenientes de doações; Realiza palestras de conscientização em escolas da cidade; monitora denúncias de maus-tratos; entre outras ações.