Notícias
Garibaldi avança na qualidade de produtos de origem animal com adesão ao SISBI-POA
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Garibaldi, responsável pela fiscalização da produção de alimentos de origem animal no município, alcançou um marco importante.
No dia 1º de agosto de 2024, a unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos Butelli Charcutaria, conquistou a indicação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O processo de adesão ao SISBI foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), por intermédio do Serviço de Inspeção do CISGA (SICISGA).
Com a conquista, os produtos fabricados na empresa em questão poderão ser comercializados em todo o Brasil, ampliando significativamente o alcance de mercado. Além do estabelecimento, o Serviço de Inspeção Municipal também recebeu a aprovação do SISBI-POA.
Para a coordenadora do SIM de Garibaldi, a médica veterinária Camile Milan, a adesão ao SISBI reflete o trabalho árduo realizado ao longo dos anos. “A conquista comprova a capacidade e a eficiência do serviço de inspeção e de um trabalho contínuo com o intuito de padronizar e fortalecer as agroindústrias locais, estimulando a produção de alimentos seguros e de qualidade”, destacou Milan.
A Butelli Charcutaria, unidade contemplada, obteve o selo após demonstrar o cumprimento rigoroso de todas as exigências higiênico-sanitárias, incluindo a adequação da estrutura física, o programa de boas práticas de fabricação e os programas de autocontrole, todos fundamentais para garantir a segurança alimentar dos produtos oferecidos aos consumidores.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Rogério Aimi, a adesão é um grande avanço para o município. “A aprovação do SIM ao SISBI-POA é uma conquista que evidencia o bom trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal e, sobretudo, uma vitória para as agroindústrias locais, pois permite a ampliação de mercados, o aquecimento econômico e o estímulo para a abertura de novos empreendimentos”, afirmou Aimi.
Essa conquista marca um novo capítulo para o desenvolvimento econômico de Garibaldi, colocando os produtos de origem animal do município em destaque no cenário nacional, garantindo segurança, qualidade e expansão de mercados.