Notícias
Escola do Sapateiro Arezzo&Co fomenta a nova geração de artistas da confecção calçadista no Rio Grande do Sul
Empresa do grupo AZZAS 2154 reafirma programa de capacitação e desenvolvimento na arte de produzir calçados
A Arezzo&Co, unidade de negócios de calçados e acessórios femininos da AZZAS 2154, maior ecossistema de moda da América Latina, criou a Escola do Sapateiro, programa interno que busca capacitar novos talentos, além de desenvolver seus colaboradores. A empresa reforça seu compromisso com a valorização dessa profissão milenar que, a partir de técnicas e habilidades fundamentais, garante os acabamentos impecáveis dos calçados.
A iniciativa, que conta com parceiros como CIEE, SENAI, APAE, AFAD, entre outros parceiros externos, visa qualificar os profissionais para a indústria, promovendo o desenvolvimento contínuo da profissão.
O projeto foi desenhado baseado em três pilares: Entrada, Profissionalizante e Liderança, que incluem a capacitação de jovens profissionais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pelo Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), cursos de especialização para o processo de confecção do calçado e supervisão de processos industriais, formação escolar (Ensino Fundamental e Médio) e desenvolvimento de novas lideranças.
“Minha trajetória começou em 1980 quando, aos 14 anos, ingressei no cortume, onde atuava com couro e pesagem de materiais. Depois de mais de 10 anos no setor de pré-fabricados, migrei para a produção de sapatos e estou há 7 anos na Schutz. Hoje faço o EJA na fábrica, graças à Arezzo&Co. Poder voltar a estudar está sendo fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Estou sempre em busca de aprimorar minhas habilidades e o apoio dentro do grupo é essencial nessa jornada”, comenta Adamantino de Moura Almeida, profissional do Rio Grande do Sul que participa da Escola do Sapateiro.
Jornada de impacto positivo
Com essa nova iniciativa, a unidade de negócios de AZZAS 2154 reafirma seu compromisso de inspirar um futuro mais justo, mais ético e mais sustentável. Até o momento, já são mais de 200 pessoas impactadas pelo projeto em mais de 2 mil horas de treinamentos no ano de 2024.