Notícias
Enfermidades humanas e a ação dos pensamentos na saúde
Diante de tantas dificuldades, de tantas aflições por que passamos na vida, às vezes, nos perguntamos como fazer para manter o pensamento positivo e mantermos a saúde mental e física? A Doutrina Espírita nos explica que o pensamento é um atributo do Espírito; portanto, nós elaboramos os pensamentos bons ou maus a partir dos nossos sentimentos.
Hoje, muitos médicos que praticam a medicina ocidental reconhecem o imenso poder da mente para criar um estado de bem-estar orgânico e indicam técnicas a seus pacientes, como a meditação, como a prática da gratidão e do perdão. Há uma consciência crescente do papel mental que o paciente desempenha na cura; e as causas das doenças são agora quase universalmente atribuídas, em grande parte, ao estresse emocional. A mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente. Pense na mente e no corpo como aspectos diferentes do todo, são duas faces da mesma moeda.
Sabemos que as emoções geram pensamentos e os pensamentos geram sensações que são gatilhos que disparam a secreção de hormônios a partir das nossas glândulas. O estresse, o medo, a raiva, a depressão, o rancor, os pensamentos negativos, entre outros, são os principais fatores que estimulam a produção de cortisol, que, quando produzido por longo período, age como um corrosivo em nossas células, acelerando seu processo de envelhecimento e deprimindo nosso sistema imunológico, proporcionando o desenvolvimento de doenças.
Da mesma forma que o organismo sofre a partir de emoções negativas, ele pode se recuperar a partir de outras emoções, mais positivas como a alegria. “Rir é o melhor remédio”, diz a sabedoria popular. E é verdade: já está comprovado cientificamente que a alegria faz com que aumente a produção de serotonina, um hormônio que ajuda a elevar o nosso nível imunológico, protegendo nossas células! Quem busca a saúde total deve levar em conta a seu estilo de vida; desde a sua herança genética até as emoções; desde as bactérias até a profissão; desde os remédios até o pensamento positivo; desde a higiene até a esperança; desde a obesidade até a poluição; desde a alimentação até a prática do perdão. Quem assume a responsabilidade pela própria vida, quem busca o verdadeiro sentido da vida, quem vê os problemas como desafios, adoece menos, quando comparados às pessoas pessimistas.
Se a enfermidade tem sua matriz no Espírito, a cura real somente acontecerá da alma para o corpo. O pensamento não atua somente ao redor de nós, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal, mas atua, principalmente em nós, gerando nossas palavras e ações, e com ele construímos o edifício grandioso da saúde ou miserável da doença. Somos o que sentimos, pois dos nossos sentimentos surgem os nossos pensamentos. A mensagem de Amor que Jesus legou para a Humanidade reveste-se de importância imensa para a nossa saúde, pois o valor do perdão, do amor incondicional e o cultivo dos bons sentimentos, como felicidade, entusiasmo, fé e oração, estimulam a transcrição de genes importantes ativando aqueles que são responsáveis pela manutenção da saúde física e mental. Lembremos Jesus: “A boca fala do que o coração está cheio.” (Mt 12).