Notícias
Centro Convivência de Idosos promove palestra alusiva à Semana Internacional da Mulher
Encontro abordou a importância da adoção de hábitos para prevenção da depressão
Integrando a programação da Semana Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (6), o Centro de Convivência de Idosos (CCI) realizou uma palestra alusiva à prevenção da depressão para os integrantes dos grupos de convivência da terceira idade.
De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. Estudos apontam que a prevalência da doença ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. A época comum do aparecimento é o final da terceira década da vida, mas pode começar em qualquer idade.
O encontro, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas, foi ministrado pela doutora em Administração e Especialista Comportamental, Adriana Telk. A palestrante abordou sobre diferentes maneiras para a prevenção da depressão.
“Evitar o isolamento e pensamentos negativos são umas das principais dicas. Muitas vezes isso é difícil, pois a doença está em uma fase avançada. Algumas orientações importantes são beber água, tomar sol regularmente, fazer atividades físicas, ter refeições saudáveis e dormir bem. Caso os sintomas persistam, é recomendado procurar um profissional. Não tenham vergonha de buscar ajuda, o seu bem-estar e qualidade de vida agradecem”, pontuou Adriana.
Além disso, foi prestada uma homenagem a duas mulheres do grupo de convivência, que contaram um pouco de sua história. O reconhecimento foi feito para Helena Trucolo, de 90 anos, que foi presidente do Centro de Convivência de Idosos, e para Marcolina Trombini, que integra o CCI desde os inícios das atividades, há mais de 30 anos.