Notícias

08/09/2023
Voltar

Carreiro

    Muitas das rodovias que hoje interligam estados e cidades um dia foram estradas de chão, antes disso, trilhas, ou como chamávamos na minha infância, carreiros... Mas, um caminho só se transformava em carreiros, depois que alguém dava o primeiro passo, porque tinha um destino, porque queria chegar em algum lugar, depois de chegar quis voltar, ou precisou repetir várias vezes o trajeto.

    Para se tornar um carreiro, é necessário que se passe muitas vezes pelo mesmo lugar, até que o lugar por onde passamos vai se moldando, assim os repetidos passos fazem com que o caminho fique marcado, o capim para de crescer ali, como se a natureza abrisse um espaço para que possamos passar.

    Existia um termo, que era dito para pessoas que tinham que voltar várias vezes para fazer alguma coisa: “Ele afundou o carreiro”...

    Afundar o carreiro é a conotação de acreditar, de ir quantas vezes for preciso, de insistir, de resistir, persistir e conseguir. Um carreiro, onde o capim voltou a tomar conta, é sinal de que alguém desistiu, que alguém foi embora, que por ali já teve muito andante e que agora ninguém mais passa. Quando o destino nos leva a trilhar novos caminhos, os carreiros que deixamos ficam como marcas ou cicatrizes de um tempo em que lutamos, mas que depois de tanto andar chegamos à conclusão de que não nos levariam às realizações que sonhamos.

    Alguns carreiros conduziram pessoas ou animais, depois se transformaram em caminhos para mais gente, e por levar as pessoas a uma vida ou destino melhor, se transformaram em estradas, depois receberam asfaltos, e hoje são usados por milhares de pessoas. Alguns carreiros atraíram tanta gente que hoje são avenidas, com canteiros, bancos, jardins, praças... Muitas cidades foram construídas ao lado de carreiros de sucesso.

    Não importa quão largo seja seu caminho, pode ser uma rodovia, ou um simples carreiro, o que importa é saber onde ele vai te levar. Teus sonhos te dirão qual caminho escolher. Se seu destino é trilhar carreiros já trilhados, já sabe... Se o capim já tomou conta, é porque o destino não era tão bom assim.

    Se puder, escolha caminhos que tenham flores. Se não souber qual caminho seguir, comece um carreiro novo, mas lembre-se: Mais importante que o caminho, é o seu sonho, afinal de contas, para começar um carreiro é preciso saber onde se quer chegar.


Compartilhe:

Postado por:

Jácson Lusa

Jácson Lusa

Tradicionalista, poeta, pesquisador, comunicador de rádio e cursando bacharelado em adm. de empresas.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato