Notícias

28/07/2023
Voltar

Bordados: a arte milenar que transcende gerações

Artista garibaldense, busca transmitir sentimentos e emoções, através da sua visão artística e sua conexão com a vida.

O bordado é um personagem tão antigo na história da humanidade quanto a nossa própria existência. Ele transcende gerações e, em meio a inúmeras formas de expressão artística, encanta pela delicadeza e criatividade.

 Para Janaina Tasca, de 34 anos, o bordado faz parte de sua vida desde sua infância. Aos 7 anos, sua madrinha lhe ensinou os primeiros pontos de bordado, e desde então, ela foi estimulada a experimentar diversas formas de arte manual. Desenho, pintura, costura, crochê e colagem eram atividades presentes em seu cotidiano.

 Em 2017, ela deu início à sua jornada no universo dos bordados. Foi durante este período que ela se aprofundou em estudos sobre culturas antigas, mitologias, crenças e história, encontrando inspiração para aplicar técnicas de tingimento natural e impressão botânica em seus trabalhos de bordado. Desde então, ela vem aperfeiçoando suas habilidades e explorando novas formas de expressão.

 A principal técnica utilizada por Janaina é o bordado livre, que permite que sua criatividade flua sem restrições rígidas, possibilitando a criação de pontos e padrões únicos. Além de técnicas e bordados clássicos, ela também combina seu trabalho com aquarela sobre tecido, criando peças leves e coloridas, que evidenciam a delicadeza dos pontos e dos detalhes minuciosos que são depositados e que conferem personalidade a cada arte.

 Seus bordados autorais são uma expressão de sua visão artística e sua conexão com a vida. Ao criar suas peças, ela busca transmitir sentimentos e emoções. Seus trabalhos, muitas vezes, apresentam elementos da natureza e exploram temas como o amor e a conexão com o eu interior. Cada um de seus bordados conta uma história, uma intenção e convida as pessoas a encontrarem a magia no dia a dia. “Sou das pessoas que vê magia em tudo e gosto de retratar isso no meu trabalho para que as pessoas também criem esse vínculo na sua vida cotidiana.” Comenta ela.

 Seus trabalhos são sempre repletos de emoções, mas um em específico chama a atenção: Janaina retrata fotos em telas bordadas. “Geralmente me emocionam as histórias de amor, como os três quadros que fiz para um aniversário de casamento, com elementos da história deles, o vestido de noiva que bordei também me marcou bastante e também acho muito tocante e me emociono quando as pessoas encomendam algo para homenagear alguém que já partiu, ou algum pet também que está velhinho ou já partiu. As pessoas geralmente me procuram para algo especial e é um trabalho emocionante e que transmite emoção, então não tem como não se emocionar.” Conta ela.

 A maior parte dos bordados são feitos sob encomenda, proporcionando uma experiência personalizada e individual aos seus clientes. Janaina também participa de exposições de arte e feiras de artesanato que viabiliza a oportunidade de compartilhar seu trabalho e talento a públicos novos.

QUEM?

Janaina Tasca

34 anos

Formada em designer de moda

Whatsapp: (54) 991382684

Instagram: @mystika.bordados


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato